Login: Senha:






Sobre Marmeleiro

Histórico

Esta região teve como seus primeiros habitantes os gentios Caigangues, os quais subdividiam-se em várias tribos, dentre estas os Votorões, Dorins e Camés. Circulavam por este território inúmeras expedições paulistas que buscavam saber mais sobre a zona meridional da província de São Paulo. Portanto, até o ano de 1915, quem habitava esta região eram índios e bugres, após esta data, alguns colonos também chegaram ao lugarejo com ânimo de ali permanecerem, como por exemplo a família do Sr. Hormino Carneiro Lobo, juntamente com sua esposa Maria Angélica do Espírito Santo, e os filhos, Aurélio, Alcebíades, Ana Maria, Maria Francisca, Pedro e Napoleão.

Com o passar dos tempos, chegam mais moradores para colonizar esta terra, porém o auge da colonização deu-se somente após 1940, com grande fluxo de migrantes para o povoado, em sua maioria vindos do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e arredores, motivados pela necessidade de terra, na tentativa de obter riqueza e de progredir.

Em fins de 1958, políticos da região, aliados e líderes locais, endereçam à população um convite para reunião geral, onde seria estudado o interesse pela idéia de criação de um município com o nome de Marmeleiro. Devido a árvore assim denominada, fartamente encontrada nas barrancas do rio do mesmo nome, o qual banha a cidade.

Com data de 25 de Julho de 1960, nasce a Lei Estadual nº 4.245, sancionada pelo Governo Moisés Lupion, publicada no Diário Oficial do Estado nº 119 de 28 daquele mês e, com ela, o Município de Marmeleiro, tendo por sede a localidade de mesmo nome com as divisas seguintes: ao norte com o Município de Francisco Beltrão, a leste com o Município de Renascença, ao sul com o Estado de Santa Catarina e a oeste com o Município de Barracão, porém atualmente delimita-se com o Município de Flor da Serra do Sul, devido a um desmembramento ocorrido no ano de 1991.

Ficou consagrado como dia do Município a data de 25 de novembro, no respectivo ano de 1961. No dia 22 de maio, dia de Santa Rita de Cássia, é celebrado festa religiosa pela padroeira do Município.

Autor do Histórico: Paulo Roberto de Freitas

Localização

  • Unidade Federativa: Paraná
  • Latitude e Longitude: 26° 08' 56" S 53° 01' 33" O
  • Mesorregião: Sudoeste Paranaense
  • Microrregião: Francisco Beltrão
  • Municípios Limítrofes: Campo Erê, Francisco Beltrão, Flor da Serra do Sul, Renascença
  • Distância até a capital Curitiba: 500 km

Características

  • Área: 387,680 km²
  • Altitude: 650 m
  • Clima: Subtropical Cfa
  • Fuso Horário: UTC-3

*Veja mais informações sobre o Município no site do IBGE







Links Úteis



CÂMARA MUNICIPAL DE MARMELEIRO |
Todos os direitos reservados.
CNPJ: 00.416.643/0001-10
R. Telmo Octávio Muller, 489 - Centro - Cx. Postal 81
CEP: 85615-000 - MARMELEIRO - PR

Desenvolvido por Rodrigo Alves



Horário de Atendimento:


SEGUNDA A SEXTA: 08 horas às 11 horas e 30 minutos / 13 horas às 17 horas.
SESSÕES: terças-feiras às 18 horas.

FONE: (46) 3525-1442